Férias · Viagem

Tô de férias!!! Viagem para Ouro Preto

Como fui convocada para o segundo semestre da UFOB que dia 20 de novembro (do dia 30/10 ao dia 18/11 é a escola de estudos temáticos), pude dizer com muita alegria: tô de férias!!! A qual eu aproveitei bastante e por isso sumi daqui. E com isso vou compartilhar aqui no blog o que estou fiz nesse “tempinho”.

Fui convocada para confirmação de matrícula na federal no dia 17 de março. A partir daí comecei a pesquisar sobre o cancelamento do fies, já que eu me mudei da FADIP para UNEC por possuir o financiamento. Fiz todo o processo online no dia 01 de abril (porque o processo de encerramento do financiamento pode ser feito apenas do dia 01 ao 15 de cada mês) e fui comparecer ao banco na data marcada pelo sistema.

Como meu banco era em Ponte Nova – MG (já que minha primeira faculdade era lá), combinei com minha irmã que por lá ser pertinho de Ouro Preto, iríamos passar o final de semana na histórica cidade, já que eu não a conhecia. Minha tia e minha mãe se juntaram à aventura e lá fomos nós.

Sem título

Chegamos em Ouro Preto de tarde e deixamos nossas coisas no hostel Brumas para andarmos pela cidade. Como estávamos hospedadas bem pertinho da praça central da cidade, fomos conhecer ali primeiro. O primeiro lugar que visitamos o Museu da Inconfidência, antiga casa da câmara e cadeia de Vila Rica. Apesar de ser de biomédicas, sempre tive uma paixão por humanas, sendo história do Brasil uma segmento do conteúdo que me atrai muito. Portanto, fácil perceber que um passeio pela antiga Vila Rica me agradou demais.

Além dos museus, visitamos as igrejas maravilhosas da cidade, cada uma com sua beleza e riqueza. Particularmente, a Igreja de São Francisco de Asis me deixou tão maravilhada que ao adentrar não tive palavras para falar o que estava sentindo. A sua arquitetura é minuciosa e absurdamente maravilhosa. Sem falar das pinturas, principalmente no teto.

Resultado de imagem para teto mais bonito ouro preto igreja

Pintura no teto da Igreja de São Francisco De Asis em Ouro Preto. 

Sem título

Também tivemos o privilégio de conhecer a casa de Tomas Antônio Gonzaga, onde encontramos guias apaixonados por história e conhecedores da história do ativista. O museu de farmácia, por interesse principalmente da minha irmã – farmacêutica.  E a Casa dos Contos, onde o que mais me impressionou – de modo negativo, obviamente – foi a senzala úmida no subsolo, com janelas gradeadas (o que não havia em todas, segundo o guia) e os instrumentos usados pelos escravos ou para com eles. Visitar locais como esse é tomar um choque de realidade sobre o que a ignorância e a prepotência pode fazer com a vida do outro.

Ouro Preto é um lugar que transpira cultura e história. É olhar para o lado e lembrar das aulas de história do Brasil, entender um pouquinho do que aconteceu e ainda se sentir imerso no século passado. Para isso ainda existem locais na cidade que por 15,00 você se caracteriza com roupas de época… É claro que eu e minha mãe não perdemos a oportunidade!

WhatsApp Image 2017-10-08 at 11.10.34 AM

Na volta para casa passamos por Mariana apenas para conhecer a Praça Minas Gerais  que contém as igrejas Nossa Senhora do Carmo, a São Francisco de Asis, a Câmara Municipal (antiga Casa da Câmara e cadeia, anexados ao armazém e à Capela dos Passos) e o pelourinho.

Sem título

O nosso roteiro direitinho vou deixar vocês verem no blog da Nathalia, já que foi ela quem planejou tudo e por isso, conta tudo em melhores detalhes. A minha melhor dica dessa viagem é sempre tornar algo chato, burocrático em algo inesperado.

Deixe uma Resposta

