Faculdade

Como eu cancelei meu FIES

Essa é uma pergunta que ouço direto. Ou os meus amigos precisam cancelar o financiamento ou conhecem alguém que precisa, então sempre tem alguém que vem me perguntar como é, como faz, etc. Por isso eu decidi vir aqui e explicar como é o processo de cancelamento antecipado – lembrando que depois de cancelado, o beneficiado perde o direito do financiamento.

Primeiramente é necessário pedir o cancelamento do contrato pelo site do sis fies (isso só é possível no período do dia 01 ao 15 de cada mês – excetuando junho e dezembro). Para logar no site você deve inserir seu CPF e a sua senha. Ao entrar, na parte central e inferior da tela tem escrito Aditamentos disponíveis com várias abas, inclusive a Encerramento. Clique nesta e no semestre em que está (no meu caso, 2º/2017). Você será direcionado aos passos para o cancelamento adiantado do contrato.

Não sei se todos, mas no meu cancelamento foram dois passos. O primeiro passo da solicitação de encerramento tinha os dados da minha instituição de ensino, o local (campus) de oferta, o meu curso, os termos do meu financimento (mensalidade, porcentagem financiada, etc) e a possibilidade de escolher a melhor forma de encerramento antecipado.

Nessa parte de escolha são dadas 4 opções e você irá escolher qual a melhor para você. São elas:

Permanecer na fase de utilizaçãoas fases de utilização e de carência são mantidas até o final do prazo estabelecido, assim como o pagamento trimestral de juros, e a fase de amortização é iniciada no mês seguinte àquele do término do período de carência. (Nessa opção, o estudante paga as parcelas trimestrais de R$ 150,00 e ao final, cumpre a fase de carência – ou seja, 18 meses pagando 150,00 – e a amortização – quita o restante do financiamento com parcelas fixas e maiores. Sendo que a fase de amorização irá começar um mês após o fim do período de carência.)

Antecipar a fase de carênciaa fase de utilização é interrompida e a fase de carência é iniciada no segundo mês subsequente ao da assinatura do Termo de Encerramento, mantido o pagamento trimestral de juros até o término da carência. (Nessa opção, o estudante começa a pagar as parcelas trimestrais de R$ 150,00 no mês seguinte à assinatura do Termo de Encerramento. Quando terminar essa etapa, ele passa a quitar as parcelas do financiamento sem ter um período de carência para isso.)

Antecipar a fase de amortizaçãoa fase de utilização é interrompida e a fase de amortização é iniciada no segundo mês subsequente ao da assinatura do Termo de Encerramento, mediante o pagamento das prestações do financiamento. (Nessa opção você paga tudo seguindo o prazo de 3 vezes o tempo de utilização do financiamento + um ano. Portanto, se o curso possui 4 anos de duração, você terá 13 anos para pagar o restante que falta.)

Liquidar o contrato no ato do encerramentoo pagamento do saldo devedor do financiamento ocorre na data de assinatura do Termo de Encerramento.

O estudante deve-se atentar às informações seguintes:

  1. O início das fases de carência e de amortização, no caso de encerramento integral nas modalidades “Antecipar a fase de carência” e “Antecipar a fase de amortização”, ocorrerá no primeiro mês do semestre de competência do encerramento;
  2. Quando se tratar de encerramento parcial, o encargo educacional é devido pelo estudante até o mês de assinatura do Termo de Encerramento;
  3. O prazo de amortização do financiamento é calculado com base no período efetivo de utilização do financiamento, excetuando-se aquele transcorrido durante o período de dilatação.

Ao escolher a melhor opção para si, o estudante irá clicar em “Gravar e prosseguir”. Com isso, o FIES irá informar o prazo para o comparecimento ao banco em que foi assinado o contrato de financiamento (caso tenha fiador, é necessário ele ir junto). Depois dessa etapa, o seu financiamento está encerrado e a faculdade irá parar de receber a mensalidade pelo sistema do FIES. Caso queira cancelar sua matrícula é necessário fazer diretamente com a instituição.

IMPORTANTE: O encerramento será feito após o primeiro dia do mês seguinte à solicitação.

É isso. Não é difícil de se fazer, mas possui certa burocracia. Lembrando que pode-se desistir do encerramento antes de ir no banco para assinar o termo, pois o pedido de cancelamento é anulado quando o estudante não comparece na agência no tempo estipulado pelo sistema. Contudo, depois que o termo é assinado, não tem como voltar atrás.

DICA: Quando fiz meu FIES coloquei meu banco em Ponte Nova justamente por possuir conta nele (já que minha mãe foi informada que o estudante deveria possuir conta no agência escolhida). Contudo, isso não é verdade. Por isso, escolha o banco na cidade em que vai estudar ou na sua cidade natal, pois assim fica mais fácil de resolver as situações na agência – principalmente se o seu aditamento não for simplificado e a cada semestre você precisar comparecer ao banco.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s